Amido muito mais que um ingrediente

Blog

Ingredientes Papel Amidos Catiônicos

Amidos na indústria do papel

25 de outubro de 2024 - 2 min para ler
Amidos na indústria do papel

O uso de amidos na indústria do papel é amplamente conhecido e apresenta diversas vantagens no processo produtivo bem como também para as características do papel. Neste texto destacaremos algumas vantagens do uso de amido na produção de papel.

O amido catiônico promove a melhoria da retenção de fibras e cargas durante p processo de formação da folha do papel. Como o amido catiônico possui cargas positivas ele interage eficientemente com as fibras que são de cargas geralmente negativas. O resultado disso é uma redução nas perdas de matéria prima, aumento da eficiência de processo e melhor controle de custos.

O uso do amido catiônico também desempenha um papel crucial no aumento da resistência do papel. Ao se ligar às fibras ele forma ligações fortes o que contribui para melhorar as propriedades de resistência à tração, rasgo, estouro e empilhamento. Além disso papeis que recebem a adição de amido catiônico tendem ser mais resistentes à umidade o que é uma qualidade desejada para a produção de papeis para embalagem e que receberão impressão.

No processo de impressão o amido catiônico por interagir com as fibras e cargas auxilia no preenchimento da superfície da folha. E quando também se aplicado em conjunto com amidos de superfície do tipo acidificado, hidrolisado ou oxidado promovem um acabamento da superfície que propicia a impressão e pode potencialmente auxiliar na economia de tinta.

O uso de amidos modificados nas receitas de papel pode auxiliar na economia do uso de outros aditivos químicos, notadamente é possível ter economia em agentes de retenção e drenagem. A molécula  do amido que carrega a carga catiônica é longa e “pesada” isto aliado a alta capacidade de reter-se à fibra o amido agrega não somente cargas mas também massa ao papel.

Os amidos modificados da MCR são obtidos da mandioca que é uma fonte natural e renovável. O amido modificado da mandioca é um polímero de cadeia longa que tem grande afinidade com as cadeias de celulose. Estes polímeros naturais são biodegradáveis o que o torna uma possível alternativa a outros aditivos sintéticos. Seu uso contribui para a sustentabilidade uma vez que preserva a fibra é menos nocivo ao papel que futuramente será reciclado.

Resumidamente os amidos modificados:

  • Promovem melhoria de retenção de fibras e cargas
  • Aumentam a resistência do papel
  • Auxiliam na melhoria da qualidade de impressão
  • Facilitam a otimização de produtos químicos
  • São sustentáveis e biodegradáveis

 

Entre em contato com nosso suporte técnico para encontrar a melhor solução!

MCR Amidos

← Voltar